Rede conta com cerca de 50 mil alunos; ouça a entrevista com o Secretário da Educação Felipe Elias Miguel
O ano letivo de 2024 da rede municipal de Ribeirão Preto teve início em fevereiro, marcando o retorno de aproximadamente 50 mil alunos às aulas. Em entrevista à CBN, o secretário municipal de educação, Felipe Elias Miguel, detalhou os preparativos e as expectativas para o ano.
Preparação para o Ano Letivo
Segundo o secretário, todas as 140 escolas da rede estavam prontas para receber os alunos, do berçário à educação de jovens e adultos. A volta às aulas foi marcada pelo reencontro de crianças e amigos após as férias, um momento gratificante, segundo Felipe. O ano letivo se estenderá até 19 de dezembro.
Recuperação da Aprendizagem e Avaliações
A recuperação da aprendizagem, impactada pela pandemia, foi um foco importante. A prefeitura adotou medidas como a inclusão de dois professores em sala de aula para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais. Avaliações sistemáticas, em parceria com a Vunesp e o Saresp, são realizadas para monitorar o progresso dos alunos, permitindo comparações com outras escolas e oferecendo dados para aprimorar o ensino. O Saeb, avaliação nacional, fornecerá em abril um panorama mais completo do desempenho dos estudantes pós-pandemia.
Leia também
Infraestrutura e Participação dos Pais
Sobre a infraestrutura, o secretário informou que mais de 90% das escolas já contavam com ar-condicionado, com a previsão de conclusão da instalação nas demais escolas em breve. Por fim, Felipe Elias Miguel reforçou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, incentivando a comunicação com a escola e a participação em reuniões e conselhos escolares, destacando a importância das APMs (Associações de Pais e Mestres) e o investimento em recursos para as escolas decidido em conjunto com os pais. Os uniformes e materiais escolares já estavam disponíveis nas escolas para distribuição aos alunos.



