Segundo a Fenabrave, em janeiro o crescimento foi de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017; saiba como valorizar seu veículo
As vendas de veículos usados e seminovos registraram crescimento em janeiro, impulsionadas pelo aumento na comercialização de carros zero quilômetro. Segundo a FenaBrava, houve um aumento de 5,1% em todo o país em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em São Paulo, o crescimento foi de 4,4%, com 81.235 unidades vendidas.
Cuidados com a compra de seminovos
O Detran alerta para os riscos de comprar veículos usados, principalmente devido aos preços abaixo do mercado. O diretor do Detran, Maxwell Vieira, destaca a importância de desconfiar de preços muito baixos, que podem indicar golpes. É fundamental realizar uma vistoria veicular, pesquisar débitos e restrições do veículo antes da compra, e levar o carro a um mecânico de confiança para avaliação.
O impacto do crescimento nas vendas de zero km
O aumento nas vendas de veículos zero quilômetro, que chegou a 22,67% em janeiro segundo a FenaBrava, aqueceu também o mercado de usados e seminovos. O economista José Rita Moreira explica que esse crescimento impacta positivamente os segmentos de automóveis e comerciais leves. Apesar da garantia oferecida pelos veículos novos, a vistoria veicular continua sendo essencial, tanto para carros novos quanto usados, para evitar problemas futuros.
Recomendações e direitos do consumidor
O Detran recomenda que o comprador realize a vistoria veicular para se precaver contra problemas. Em caso de imprevistos, o órgão orienta a procurar os órgãos de defesa do consumidor para garantir os direitos. A transferência do veículo deve ser feita em até 30 dias após a compra, sob pena de multa e perda de pontos na carteira de habilitação. A cautela e a pesquisa são fundamentais para uma compra segura e tranquila.



