De janeiro a abril deste ano 226 pessoas foram diagnosticadas com a doença, crescimento de 17,7% em relação a 2017
Aumento significativo de casos de pneumonia em Araraquara e São Carlos
Casos em Araraquara
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde e da Unimede, o número de casos de pneumonia em Araraquara apresentou um crescimento de 17,7% entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Foram registrados 226 casos em 2018, contra 192 em 2017. A combinação de tempo seco, frio e poluição é apontada como fator contribuinte para o aumento dos casos, afetando principalmente crianças e idosos.
Situação em São Carlos
Em São Carlos, a situação também é preocupante. Entre janeiro e abril, o número de casos de pneumonia subiu de 637 em 2017 para 689 em 2018. A Santa Casa de São Carlos registrou mais de 400 casos apenas em 2018. O relato de duas pacientes, Rosa Laura Pavanelha (71 anos) e Roberta de Castro, ilustra os sintomas comuns da doença: tosse, febre, mal-estar, falta de ar, dores no peito e no corpo.
Leia também
Prevenção e tratamento
O pneumologista Marcos Zábido Arbex destaca que o aumento da poluição, agravado por queimadas urbanas e pelo maior uso de lenha e carvão em 2017 devido ao aumento do preço do gás, contribui para o crescimento dos casos. Ele enfatiza a importância da prevenção, incluindo a vacinação (disponível em versões pública e particular), higiene das mãos, evitar exercícios físicos em horários de maior calor, ingerir bastante líquido e evitar ambientes fechados e aglomerados. Existem três tipos de vacinas contra a pneumonia, sendo que uma delas integra o calendário de vacinação infantil.



