Somente nos primeiros 31 dias de 2018, 14 ocorrências deste tipo foram registradas nas delegacias da cidade
O ano de 2024 começou com um aumento significativo nos ataques a caixas eletrônicos em cidades da região. Pelo menos três ataques foram registrados em Sertãozinho, Cravinhos e no distrito de Bom Fim Paulista, apenas no mês de janeiro. Em fevereiro, mais cinco cidades foram alvo de ações criminosas.
Explosões em Cidades Menores: Um Alvo Frágil?
O aumento de ataques em cidades menores com efetivos policiais reduzidos demonstra uma mudança no foco das ações criminosas. Segundo o especialista em segurança pública, Guelph Pescuma Jr., esse tipo de crime é cíclico, sendo que as quadrilhas planejam minuciosamente os ataques, avaliando riscos como a possibilidade de reação da polícia e da população. A menor reação em cidades menores torna-as alvos mais atraentes para os criminosos.
Aumento de Estupros e Queda em Homicídios em Ribeirão Preto
Os dados da Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Preto revelam um cenário preocupante: um aumento alarmante nos casos de estupro, saltando de 8 para 14 casos em janeiro, comparando com o mesmo período do ano anterior (um aumento de quase 80%). Para o especialista, esse aumento reflete tanto um crescimento real do delito quanto um incentivo à denúncia por meio de campanhas de conscientização. Em contraponto, houve uma queda significativa nos casos de homicídio (de 4 para 1) e roubos (de 353 para 280) em Ribeirão Preto no mesmo período. Os furtos mantiveram-se estáveis, com 866 registros em janeiro.
Leia também
- Estado de São Paulo tem mês de janeiro com maior número de furtos gerais da última década
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Ribeirão Preto registra aumento de 16% no número de roubos em janeiro deste ano
Dados Regionais: Sertãozinho e Franca
Em Sertãozinho, houve redução nos furtos (de 124 para 116) e roubos (de 35 para 15). Em Franca, os furtos diminuíram (de 567 para 519), enquanto os roubos aumentaram levemente (de 45 para 48). Dois latrocínios (roubo seguido de morte) foram registrados em janeiro na região. A Secretaria de Segurança Pública ressalta a importância das denúncias para auxiliar nas investigações e no planejamento de ações policiais.
A situação da segurança pública na região exige atenção constante, com ações integradas entre as forças policiais e a comunidade para combater a criminalidade e garantir a segurança da população. A análise dos dados e a compreensão dos fatores que contribuem para o aumento ou diminuição de determinados crimes são essenciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e combate à criminalidade.



