Foram 843 registros no mês oito contra 803 em julho; furtos de veículos disparou 22% no período
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou dados recentes sobre furtos e roubos nas cidades de Ribeirão Preto e Franca, Aumenta o número de furtos em Ribeirão no mês de atrássto, apresentando variações nos índices de criminalidade entre os meses de julho e atrássto.
Variação nos furtos e roubos em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, os furtos de veículos aumentaram de 85 ocorrências em julho para 104 em atrássto, representando uma alta de 22%. Os furtos gerais, que incluem subtração de celulares, joias e dinheiro, também tiveram crescimento, passando de 803 casos em julho para 843 em atrássto, um aumento de 5%. Por outro lado, os roubos de veículos, caracterizados pelo uso de violência e ameaça armada contra as vítimas, mantiveram-se estáveis, com 17 registros em ambos os meses.
Uma notícia positiva foi a redução nos roubos gerais, que caíram de 179 ocorrências em julho para 146 em atrássto, o que representa uma diminuição de 18%.
Leia também
Dados de criminalidade em Franca: Na cidade de Franca, os roubos de veículos aumentaram significativamente, passando de 29 casos em julho para 44 em atrássto, um crescimento de 51%. Os furtos gerais também subiram, de 319 para 340 registros, um aumento de 6,5%. Em contrapartida, os roubos de veículos tiveram queda de 40%, com 10 ocorrências em julho e 6 em atrássto. Os roubos gerais também diminuíram, de 18 para 25 casos, o que representa uma redução de 28%.
Medidas de proteção para veículos: Diante do aumento nos furtos de veículos em ambas as cidades, muitos proprietários têm buscado alternativas para proteger seus carros. Uma das soluções mais procuradas são as películas protetoras para vidros, que dificultam a quebra durante tentativas de furto ou roubo.
“A película de segurança funciona para aumentar a resistência do vidro de 10 a 20 vezes no impacto. Então, mesmo que a pessoa tente quebrar o vidro do carro, a película impede que o vidro se estilhace e protege o interior do veículo e o motorista”, explicou Lai Stonelli, vendedora especializada no produto.
A instalação dessas películas requer a remoção dos vidros do veículo, processo que leva cerca de dois dias. O custo médio do serviço é de R$ 2.390, podendo variar conforme o nível de resistência desejado pelo cliente.
Impacto para os proprietários de veículos
O aumento nos índices de furtos e roubos tem gerado preocupação entre os motoristas, que além do investimento para adquirir seus veículos, precisam arcar com despesas adicionais para garantir a segurança dos mesmos. Essa realidade evidencia o desafio enfrentado por muitos cidadãos que buscam proteger seu patrimônio diante da criminalidade crescente.
Entenda melhor
- Furtos de veículos envolvem a subtração sem uso de violência.
- Roubos de veículos caracterizam-se pelo uso de violência ou ameaça.
- Películas de segurança aumentam a resistência dos vidros, dificultando a ação dos criminosos.
- Os dados divulgados são referentes aos meses de julho e atrássto de 2023.



