No mês de março os endividados cresceram 1,3% em relação a fevereiro
A economia brasileira mostra sinais de recuperação, mas esse crescimento também traz um aumento na inadimplência. Em Ribeirão Preto, o número de pessoas com dívidas cresceu 1,3% em março, em comparação com fevereiro, segundo dados do relatório Indicadores Econômicos Regionais de Inadimplência e Recuperação de Crédito do Consumidor.
Recuperação econômica e aumento da inadimplência
Para Gabriel Couto, economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, o aumento da inadimplência é um reflexo da retomada econômica. Com o comércio em recuperação, mais pessoas estão consumindo e, consequentemente, contraindo dívidas. Esse cenário se confirma com o crescimento nos dados de recuperação de crédito, indicando que mais pessoas estão pagando suas dívidas e saindo do cadastro de inadimplentes.
Ribeirão Preto e o cenário nacional
Apesar do crescimento na inadimplência em Ribeirão Preto, o cenário nacional apresenta uma queda no registro de novos inadimplentes em relação ao ano passado. Couto destaca que a região apresenta um número maior de devedores em comparação com outras áreas do país. Ele atribui essa diferença à incerteza do momento econômico, com dados que ainda oscilam bastante, principalmente em relação a emprego e crédito.
Leia também
Recomendações para evitar a inadimplência
Diante desse cenário de incertezas, Couto recomenda cautela aos consumidores. Ele aconselha que, mesmo com a melhora na situação financeira, é preciso evitar o endividamento excessivo. A recomendação principal é contrair apenas dívidas que se tenha certeza de conseguir pagar, sempre levando em conta a renda disponível e evitando comprometer mais do que se pode arcar. Essa mesma situação se repete em regiões como São Carlos, Araraquara e Franca.