CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumenta o número de motoristas flagrados usando celular no trânsito

Em 2017, foram aplicadas mais de 65 mil multas, já em 2018, 72 mil condutores foram autuados em São Paulo
Uso de celular ao dirigir
Em 2017, foram aplicadas mais de 65 mil multas, já em 2018, 72 mil condutores foram autuados em São Paulo

Em 2017, foram aplicadas mais de 65 mil multas, já em 2018, 72 mil condutores foram autuados em São Paulo

O número de motoristas multados por usar o celular ao volante aumentou significativamente em São Paulo. Em 2017, foram 65.666 multas, enquanto em 2018, esse número saltou para 72.223, representando um aumento de 10%. Considerando também os motoristas flagrados falando ao celular com fones de ouvido, o total de autuações chega a quase 94 mil em 2018, segundo dados do Detran.

A realidade em números

Somente em Ribeirão Preto, 934 motoristas foram flagrados usando o celular enquanto dirigiam no ano passado. Apesar do perigo evidente, muitos ainda acreditam ser possível realizar as duas tarefas simultaneamente sem riscos.

Consequências e propostas de mudança

Para o advogado especialista em leis de trânsito Rodrigo Pasqualoto-Geraldo, a multa de R$ 283,47, acrescida de 7 pontos na carteira, não é suficiente. Ele defende que a infração, considerada gravíssima, demonstra descaso dos motoristas e que a lei deveria ser revista, incluindo a suspensão da CNH em casos de reincidência. Em sua opinião, a gravidade da infração justifica uma punição mais severa, visando coibir atitudes que provocam acidentes.

Luiz Gustavo Correia, especialista em planejamento e gestão de trânsito, sugere um investimento maior em educação no trânsito, desde a formação de novos condutores. Ele acredita que a conscientização sobre os riscos, aliada à intensificação da fiscalização, pode mudar o comportamento dos motoristas. Afinal, a punição financeira muitas vezes é um fator determinante para a mudança de hábitos.

Em resumo, o aumento significativo de multas por uso de celular ao volante demonstra a necessidade de medidas mais eficazes para garantir a segurança no trânsito. A combinação de punições mais severas e investimento em educação se mostra fundamental para reduzir o número de acidentes causados por essa prática.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.