Na comparação entre os anos de 2016 e 2017, na cidade de São Carlos o número de procedimentos deste tipo passou de 30% para 34%
Parto Normal em Alta em São Carlos
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento significativo no número de partos normais em São Carlos. Em 2017, mais de 34% dos mais de 3 mil partos realizados na cidade foram normais, representando um crescimento de 4 pontos percentuais em relação a 2016 (30%).
Benefícios e Acesso à Informação
Esse crescimento é atribuído a dois fatores principais: maior acesso a informações sobre os benefícios do parto normal e aumento no número de médicos que oferecem essa modalidade. A maior conscientização das mães sobre os benefícios para si e para o bebê contribuiu para essa mudança de tendência.
Iniciativas da Santa Casa de São Carlos
A Santa Casa de São Carlos desempenhou um papel fundamental nesse aumento. Desde abril de 2016, a instituição vem realizando um trabalho de assistência às gestantes, incluindo métodos para alívio da dor durante o trabalho de parto (massagens, banhos quentes e apoio psicológico). O coordenador da maternidade, Humberto Irakawa, destaca a importância do trabalho multiprofissional e enfatiza que a cesariana, apesar de ser uma cirurgia vital, só deve ser realizada quando estritamente necessária, pois o parto é um processo natural. Os resultados são expressivos: em atrássto de 2016, os partos normais representavam metade dos realizados, enquanto em fevereiro de 2017, esse número saltou para 73%. O depoimento da professora Giselle da Costa dos Santos, que optou pelo parto normal pela segunda vez, reforça a satisfação das mães com essa escolha.
Leia também
Em outras cidades da região, como Rio Claro, houve crescimento nos partos normais, enquanto Araraquara registrou leve queda. A experiência de São Carlos demonstra que um trabalho conjunto de informação, assistência e apoio multiprofissional pode promover o aumento significativo de partos normais, beneficiando mães e bebês.



