Principais queixas são por propaganda enganosa, descumprimento de ofertas, e demora na entrega
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou um balanço positivo da Black Friday 2023, com aumento de 6% nas vendas online em todo o Brasil. No entanto, em algumas regiões, o crescimento foi ainda mais expressivo. Em Ribeirão Preto, as vendas online cresceram 19%, enquanto em Franca e cidades vizinhas, o aumento chegou a 31%.
Aumento de Reclamações no Procon
Com o aumento nas vendas online durante a Black Friday, o Procon de Ribeirão Preto também registrou um aumento significativo no número de reclamações. De acordo com Francisco Mangoneto, chefe do órgão, a expectativa é de um crescimento de 10% em relação ao ano passado. As principais reclamações envolvem o descumprimento de ofertas (publicidade enganosa) e atrasos na entrega dos produtos.
Direitos do Consumidor em Compras Online
Mangoneto destaca que os direitos do consumidor em compras online são os mesmos das compras presenciais. Em caso de defeito no produto, o consumidor tem sete dias para solicitar a troca ou a restituição do valor pago. O direito de arrependimento, que permite a devolução do produto e o reembolso do valor, também se aplica às compras online, mas não às compras presenciais. Para produtos com defeitos, o consumidor deve primeiro entrar em contato com a loja ou fabricante. Se o problema persistir, o Procon pode ser acionado para auxiliar na resolução da questão. É importante lembrar que o consumidor deve tentar resolver o problema diretamente com a empresa, mas também pode procurar o Procon simultaneamente para garantir seus direitos, principalmente considerando que algumas empresas podem atrasar a solução dentro do prazo de 7 dias.
Como e Onde Reclamar
O Procon de Ribeirão Preto fica na Rua Aureliano Garcia de Oliveira, 266, Nova Ribeirânia. O órgão também disponibiliza o telefone (16) 3633-1010 e o 0800 731-5151, além do WhatsApp para denúncias. O tempo médio de resolução de uma reclamação no Procon é de 30 dias, com uma taxa de sucesso de 76% até o mês anterior à Black Friday. Para compras presenciais com defeitos, a loja tem até 30 dias para resolver o problema; caso contrário, é obrigada a trocar o produto.



