Nos postos, mistura de etanol na gasolina passou de 27% para 30% e o biodiesel atrásra corresponde a 15% da mescla de diesel
O Brasil dará um passo importante rumo à descarbonização da matriz energética a partir de atrássto — Aumento de biocombustíveis nas misturas de —. O Conselho Nacional de Política Energética aprovou o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30% (E30) e do biodiesel no diesel de 14% para 15% (B15). As novas proporções entram em vigor a partir do dia 1º de atrássto.
Novas metas para biocombustíveis
O aumento das misturas será tema central da 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, maior feira mundial dedicada à bioenergia, que ocorrerá de 12 a 15 de atrássto em Sertãozinho (SP). Segundo o diretor da feira, Paulo Montabone, a ampliação do uso de etanol e biodiesel fortalece o setor e contribui para a independência do país em relação aos combustíveis fósseis, além de promover soluções ecologicamente corretas para a mobilidade de baixo carbono.
Impactos e recomendações para veículos: Especialistas em mecânica alertam que o aumento da mistura pode afetar o funcionamento dos veículos, recomendando a manutenção e revisão regulares para evitar problemas futuros. Por outro lado, o uso ampliado de combustíveis renováveis valoriza o setor produtivo, pode reduzir os preços dos combustíveis e gerar empregos.
Leia também
Investimentos e geração de empregos: De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a implementação do E30 deve atrair mais de R$ 10 bilhões em investimentos e criar cerca de 50 mil empregos. Já o B15 deve movimentar R$ 5 bilhões em novas plantas e unidades de esmagamento de soja, gerando mais de 4 mil empregos diretos.
Informações adicionais
O credenciamento para a Fenasucro & Agrocana é gratuito e destinado a visitantes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento: fenasucro.com.br.