CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento dos combustíveis em Ribeirão foi maior do que a média do valor praticado em todo o Brasil

Diretor do Sindicato Brasileiro das Distribuidoras de Combustível comenta sobre o assunto
aumento preço combustíveis
Diretor do Sindicato Brasileiro das Distribuidoras de Combustível comenta sobre o assunto

Diretor do Sindicato Brasileiro das Distribuidoras de Combustível comenta sobre o assunto

Em 2021, o preço dos combustíveis subiu, impactando diretamente o bolso de motoristas de Ribeirão Preto e região. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontaram que o aumento na cidade foi superior à média nacional.

Aumento e queda recente no preço do etanol

Nos últimos dias, motoristas têm percebido uma leve redução de 10 a 15 centavos no preço do etanol, tanto em Ribeirão Preto quanto em cidades vizinhas. Essa queda se deve à necessidade de liberar estoques para o início da safra de cana-de-açúcar. A alta do etanol em 2021, em comparação com a gasolina, levou muitos consumidores a optarem pelo combustível derivado do petróleo, resultando em estoques elevados nas usinas.

Análise do mercado de etanol com Flávio Navarro

Em entrevista, Flávio Navarro, diretor do Sindicato Brasileiro das Distribuidoras de Combustíveis, explicou que a queda no preço do etanol se justifica pela necessidade de liberar estoques antes do início da safra. As usinas encerraram 2021 vendendo o litro a R$ 4,25, enquanto no dia 6 de outubro de 2022, o preço médio na região de Ribeirão Preto caiu para cerca de R$ 4,10. A alta demanda internacional por cana-de-açúcar e o câmbio favorável ao dólar fizeram com que os produtores priorizassem a exportação, impactando o mercado interno.

Perspectivas para o futuro

Apesar da queda recente, a diferença de preço entre etanol e gasolina ainda não é tão significativa a ponto de gerar uma mudança drástica no comportamento do consumidor. A expectativa é de um aumento na produção de cana-de-açúcar em 2022, entre 3% e 4%, devido às boas condições climáticas. Por enquanto, a redução no preço do etanol deve se manter até que os estoques sejam reduzidos, após o que uma nova alta é esperada.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.