Expectativa é que o litro da gasolina fique 15 centavos mais caro e o do diesel encareça 12 centavos
A partir desta quinta-feira, o preço da gasolina e do diesel sobe em todo o Brasil devido ao aumento da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Reajuste nos preços
De acordo com o Núcleo de Postos de Ribeirão Preto, o litro do diesel terá um aumento médio de 12 centavos, enquanto a gasolina terá alta de 15 centavos. O presidente do núcleo, Fernando Roca, afirma que o reajuste costuma chegar aos postos rapidamente, com as novas remessas das distribuidoras. Essa alta já era esperada e os postos enfrentaram dificuldades para comprar combustíveis com o preço antigo desde o final de semana passado.
Impacto no etanol
O aumento do preço do diesel também impacta o etanol, uma vez que seu transporte é feito por caminhões a diesel. Somado a um período de entressafra e alta recente no preço do etanol (mais de 13% nos últimos sete dias), o reajuste do ICMS agrava a situação. O Núcleo de Postos orienta os consumidores a buscarem postos de confiança, priorizando a qualidade do combustível.
Leia também
Efeito em cadeia
A alta no preço do diesel, que pode ultrapassar R$ 6,00 o litro em alguns estados, afeta não apenas os motoristas, mas também a logística de outros produtos. O encarecimento do transporte impacta a cadeia produtiva, podendo elevar os preços de alimentos nos supermercados.



