CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Aumento no IOF pesa bolso de quem pretende viajar para fora do Brasil

Medida aumenta o valor do imposto para transações com cartões internacionais; advogado da dicas para quem quer viajar
Aumento no IOF pesa bolso de
Medida aumenta o valor do imposto para transações com cartões internacionais; advogado da dicas para quem quer viajar

Medida aumenta o valor do imposto para transações com cartões internacionais; advogado da dicas para quem quer viajar

O Ministério da Fazenda anunciou um aumento na cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para transações realizadas com cartões internacionais, Aumento no IOF pesa bolso de, medida que já está em vigor e tem como objetivo ajustar a arrecadação e compensar perdas decorrentes de outras ações econômicas. O impacto dessa mudança já é sentido em diversos setores, especialmente por consumidores que planejam viagens ao exterior.

Alterações no IOF para cartões internacionais

A nova alíquota do IOF incide sobre cartões de crédito, débito, pré-pago e multimoedas usados em transações fora do país. Segundo o advogado especialista em turismo, Dr. Vitor Alves Julio de Matos, a mudança afeta diretamente as relações de consumo no setor de turismo, principalmente na compra de moeda estrangeira e no uso de cartões pré-pagos.

Regras para cartões pré-pagos e multimoedas: Quem carregou o cartão pré-pago ou multimoeda antes da vigência da nova alíquota, em 23 de maio, não precisará pagar o IOF adicional ao utilizar o saldo no exterior. Entretanto, recargas realizadas após essa data estarão sujeitas à nova taxa, que entrou em vigor imediatamente.

Possibilidade de revogação da medida: O decreto que estabeleceu o aumento do IOF poderá ser revogado pelo governo federal. Caso isso ocorra, a alíquota retornará ao nível anterior, mas até o momento não foram divulgados detalhes sobre essa possibilidade.

Dicas para viajantes: De acordo com o especialista, quem pretende viajar ao exterior deve considerar a opção pelo cartão pré-pago ou multimoeda, pois o IOF é cobrado no momento da carga com valores fixos, oferecendo maior previsibilidade financeira em comparação ao cartão de crédito, que tem o imposto cobrado na fatura com base na cotação do dólar.

Informações adicionais

O IOF é um imposto federal aplicado sobre operações financeiras, e sua alteração impacta diretamente o custo das transações internacionais feitas por meio de cartões. A medida visa equilibrar a arrecadação do governo diante de ajustes econômicos recentes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.