CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento nos casos de H1N1 preocupa Secretaria de Saúde de Batatais

Temor da pasta é que vírus encha leitos de UTI; uma pessoa já precisou ser encaminhada para hospital a mais de 200 km da cidade
Casos de H1N1
Temor da pasta é que vírus encha leitos de UTI; uma pessoa já precisou ser encaminhada para hospital a mais de 200 km da cidade

Temor da pasta é que vírus encha leitos de UTI; uma pessoa já precisou ser encaminhada para hospital a mais de 200 km da cidade

A Santa Casa de Batatais enfrenta desafios na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que conta com 8 leitos, incluindo dois de isolamento para casos suspeitos de H1N1 e outras doenças respiratórias. Recentemente, a UTI operou em regime de superlotação por três semanas, impactando a capacidade de atendimento aos pacientes.

Superlotação e Transferências

A superlotação da UTI da Santa Casa levou à necessidade de transferir dois pacientes para hospitais em outras cidades. A cidade de Batatais registrou dois casos confirmados de H1N1, resultando em um óbito e uma paciente que permanece internada. A situação expõe a pressão sobre o sistema de saúde local e a busca por soluções para otimizar o atendimento.

Medidas Adotadas e Preocupações

A Secretaria de Saúde de Batatais, liderada por Ramon Gustavo de Oliveira, afirma ter implementado medidas de prevenção e combate às doenças respiratórias. No entanto, a falta de leitos continua sendo uma preocupação central. A UPA de Batatais chegou a atender 500 pacientes com apenas 9 médicos, resultando em tempos de espera de até 4 horas. Após orientações da Secretaria de Saúde, o fluxo de pacientes diminuiu, mas a superlotação ainda é um desafio.

Reforço no Atendimento e Orientações à População

Para mitigar os efeitos do aumento no volume de pacientes, a Secretaria de Saúde contratou dois médicos e dois técnicos de enfermagem adicionais. O objetivo é agilizar o atendimento na UPA e priorizar pacientes com quadros mais graves. A população é orientada a procurar, primeiramente, a rede básica de saúde, como postos de saúde, antes de se dirigir à UPA, a fim de evitar aglomerações e o risco de contágio. Além disso, a Secretaria de Saúde confirmou a aquisição de mais equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, como luvas, máscaras, soro fisiológico e álcool gel.

A administração local busca equilibrar a demanda por serviços de saúde com os recursos disponíveis, priorizando a segurança e o bem-estar da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.