CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento nos casos de problemas respiratórios acaba com estoque de testes para Covid-19 nas farmácias

Muitos estabelecimentos não estão mais nem realizando agendamento para pacientes com casos suspeitos
problemas respiratórios
Muitos estabelecimentos não estão mais nem realizando agendamento para pacientes com casos suspeitos

Muitos estabelecimentos não estão mais nem realizando agendamento para pacientes com casos suspeitos

O aumento de casos de problemas respiratórios, impulsionado pela dupla epidemia de gripe e Covid-19, gerou uma escassez significativa de testes de Covid-19 em farmácias de todo o Brasil. A alta demanda esgotou os estoques rapidamente, levando muitas farmácias a suspenderem os agendamentos para testes de pacientes com sintomas suspeitos.

Estoques Esgotados e Alta Demanda

De acordo com relatos de farmacêuticos em Ribeirão Preto, os kits de teste, com validade de um ano, estão durando apenas alguns dias nas prateleiras. A procura intensa tem sido atribuída à dificuldade em diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19, levando as pessoas a buscarem testes para um diagnóstico preciso. A funcionária de uma farmácia, Karen Silva, relatou a utilização de testes rápidos com resultados em apenas 15 minutos, enfatizando a importância do teste para evitar a propagação do vírus.

Impacto da Demanda e Previsão de Abastecimento

Em algumas farmácias, os testes de Covid-19 se esgotaram completamente. Thiago Luque, farmacêutico de uma dessas unidades, confirmou o esgotamento do estoque devido à alta procura nos últimos dias. A Associação Brasileira das Farmácias e Drogarias (Abrafarma) corrobora esses dados, registrando um aumento de 30% na demanda por testes entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, comparado à semana anterior. A Abrafarma relatou um aumento significativo de testes realizados, passando de 280 mil na última semana de dezembro para 400 mil na semana seguinte, representando um aumento de quatro vezes em relação a novembro. Apesar do abastecimento contínuo, a demanda continua superior à oferta.

Os farmacêuticos de Ribeirão Preto já realizaram novas compras de testes, mas a entrega deve demorar, fazendo com que os agendamentos permaneçam suspensos. A situação destaca a urgência de um aumento na produção e distribuição de testes para atender à demanda da população e controlar a disseminação de doenças respiratórias.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.