Somente no período de janeiro a setembro deste ano, foram anunciadas 470 transações no país
Apesar do cenário político instável, o mercado de fusões e aquisições (M&A) no Brasil registrou crescimento em 2018, segundo pesquisa da PwC.
Alta no volume de transações
De janeiro a setembro, foram anunciadas 470 transações, com 59 apenas em setembro, superando o mesmo período de 2017. O Sudeste concentrou 67% do interesse dos investidores, com São Paulo liderando, com 182 negociações na capital e 51 no interior.
Interior de São Paulo e setores impulsionadores
O interior paulista, impulsionado pelos setores de agronegócio e serviços, mostrou-se bastante reativo ao crescimento. A pesquisa destaca a fusão entre a Operadora de Planos de Saúde São Francisco Saúde e o Grupo São Lucas Saúde como exemplo de consolidação setorial na região.
Leia também
- Araraquara registra aumento de 70% no número de empresas com dívidas protestadas
- Aumento do iof para microempreendedores: Com o aumento do IOF mantido pelo STF, como ficam as empresas que dependem de créditos?
- Abertura de empresas em são paulo: Ribeirão Preto tem 14.221 novas empresas abertas nos últimos 12 meses
Tendências e perspectivas futuras
Para especialistas, como o economista José Rita Moreira, essa tendência de fusões e aquisições deve se intensificar. Empresas buscam capital para investir e crescer, enquanto grandes corporações expandem sua participação de mercado. O setor de TI permanece como o mais atrativo para investimentos, representando 21% das transações. Com a definição do cenário político, espera-se que as empresas fortaleçam seus planejamentos e ações de compra e venda, impulsionando ainda mais o mercado. O interior de São Paulo deve continuar a se destacar, principalmente no setor de serviços.



