CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autuações por embriaguez ao volante aumentam 15% no mês de maio em São Paulo

Foram 585 casos no mês passado contra 515 em abril; quem fala sobre o assunto é o diretor de educação do Detran Juan Sanchez
embriaguez ao volante
Foram 585 casos no mês passado contra 515 em abril; quem fala sobre o assunto é o diretor de educação do Detran Juan Sanchez

Foram 585 casos no mês passado contra 515 em abril; quem fala sobre o assunto é o diretor de educação do Detran Juan Sanchez

Mais fiscalizações e eventos impulsionam números

O Detran registrou um aumento de 13% nas infrações por alcolemia em maio, totalizando 585 ocorrências, contra 515 em abril. Segundo o diretor de educação para o trânsito e fiscalização do Detran, Juan Sanches, esse aumento é preocupante e reflete a persistência de motoristas que dirigem após o consumo de álcool.

Sanches destaca que, embora haja variações naturais de mês para mês, um aumento de 13% é significativo. Ele acredita que a intensificação das campanhas educativas e o aumento das fiscalizações são fatores que contribuem para a detecção de mais casos, mas ressalta a necessidade de conscientização da população.

Fatores que contribuem para o aumento das infrações

O aumento das atividades econômicas e eventos sociais, com a consequente maior movimentação de pessoas, também pode ter influenciado no crescimento do número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A combinação de mais fiscalizações e maior circulação de pessoas resulta em mais motoristas infratores sendo identificados.

Punições e conscientização

A embriaguez ao volante (acima de 0,34 mg/L de álcool por litro de ar alveolar) configura crime de trânsito, com pena de seis meses a três anos de prisão, além de multas e suspensão da carteira. A recusa ao teste do bafômetro também resulta em penalidades iguais às de um teste positivo abaixo de 0,34 mg/L. Sanches enfatiza que não existe limite tolerável de álcool para dirigir com segurança, e que mesmo pequenas quantidades podem afetar os reflexos e a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a vida dele e de outras pessoas. O Detran realiza campanhas educativas nas escolas para conscientizar os jovens sobre os perigos da combinação álcool e direção.

Apesar do aumento nas infrações, o número total de multas aplicadas pelo Detran vem diminuindo ano a ano, indicando um possível sucesso das campanhas de conscientização e educação no trânsito, principalmente entre os jovens. A multa para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool varia de acordo com a concentração de álcool no sangue, podendo chegar a quase R$ 6 mil em caso de reincidência em menos de 12 meses, além da suspensão da carteira de habilitação.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.