CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auxílio-acidente do INSS garante renda extra a trabalhadores com sequela permanente

Benefício indenizatório pouco divulgado pode ser pago até a aposentadoria e não exige que o acidente seja relacionado ao trabalho
auxílio-acidente
Reprodução/ Agência Brasil

O auxílio-acidente é um benefício indenizatório pago pelo INSS a trabalhadores que sofreram qualquer tipo de acidente, inclusive fora do ambiente de trabalho, e ficaram com sequelas permanentes que reduzem a capacidade laboral. O direito surge após o retorno ao trabalho, quando fica comprovada essa limitação, e o pagamento pode seguir até a aposentadoria.

Segundo a advogada previdenciária Karine Rezende, muitos segurados deixam de solicitar o benefício por desconhecimento, acreditando que, após o fim do auxílio-doença, não há mais nenhum direito. Empregados com carteira assinada e trabalhadores rurais podem receber o auxílio, mas contribuintes individuais e MEIs não têm acesso ao benefício.

Durante a coluna, também foram esclarecidas dúvidas frequentes dos ouvintes, como a possibilidade de pedir o auxílio mesmo anos após o acidente, a diferença entre auxílio-doença e auxílio-acidente e as regras de acumulação com aposentadoria. Para entender se há direito ao benefício e como solicitá-lo, o ideal é ouvir a íntegra da coluna CBN Vida e Aposentadoria disponível na programação da CBN Ribeirão.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.