Obras serão realizadas entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá; expectativa é que o trecho seja liberado em 20 dias
Na manhã desta quarta-feira, Passar por nova interdição a partir desta quarta-feira (24), a Prefeitura de Ribeirão Preto e a construtora responsável pela obra informaram sobre uma nova interdição na Avenida Nova de Julho, entre a Visconde Dinhauma e a Rua Tibirissá. Este trecho faz parte da área tombada da Avenida Santa Luzia e será interditado por 20 dias para a continuidade dos trabalhos de revitalização.
A obra na Avenida Nova de Julho envolve o reforço do solo, troca de galerias e a recolocação dos paralelepípedos, serviço realizado por calceteiros, profissionais especializados na colocação dessas pedras. A intervenção é considerada minuciosa e visa preservar o patrimônio histórico da região.
Detalhes da interdição e cronograma: O trecho interditado corresponde ao último segmento da parte tombada da Avenida Santa Luzia que ainda não havia sido fechado para o serviço. A interdição terá início às 9 horas da manhã e permanecerá vigente por 20 dias, conforme comunicado oficial. Após esse período, o trânsito não poderá mais utilizar esse horário para passagem no local.
Além disso, a obra na Avenida Nova de Julho teve início em abril deste ano, após uma nova licitação que selecionou uma empresa para dar continuidade ao serviço. Os quarteirões interditados atualmente vão da Marcônde Salgado até a Rua Tibirissá, abrangendo a região tombada em direção à Avenida Santa Luzia e à Recra. O serviço deve prosseguir a partir da Rua Garibaldi em direção à Avenida Independência, com previsão de conclusão para o meio do próximo ano.
Impactos no trânsito e rotas alternativas
Com a interdição, o tráfego na Rua João Penteado, rota alternativa para quem vem da região da Recra e da Avenida Santa Luzia, deve ficar bastante carregado nos próximos dias. Motoristas que transitam pela Avenida Nova de Julho são orientados a utilizar essa via para seguir seus destinos.
Além da Rua João Penteado, outras vias têm sido utilizadas como alternativas para evitar os pontos de interdição, como as avenidas Elisêu Guilherme, Bernardino de Campos, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa, especialmente na região central da cidade.
Atualizações sobre outras partes da obra: O cruzamento da Avenida Nova de Julho com a Barão do Amazonas ainda não foi liberado, pois os trabalhos de retirada do pavimento, reforço do solo e troca de galerias continuam em andamento. Após essa etapa, será realizada a recolocação dos paralelepípedos.
Por outro lado, os quarteirões entre Marcônde Salgado e Cerqueira César, assim como entre Cerqueira César e Barão do Amazonas, estão em estágio mais avançado e devem ser liberados em breve.
Entenda melhor
As obras na Avenida Nova de Julho fazem parte de um projeto de revitalização do patrimônio tombado de Ribeirão Preto. O trabalho envolve técnicas específicas para preservar as características históricas, como a manutenção dos paralelepípedos originais. A previsão é que a intervenção se estenda por vários meses, com conclusão estimada para o meio de 2024.



