Bloqueio ocorre entre as ruas José Bonifácio e a Florêncio de Abreu na faixa da direito, sentido avenida Francisco Junqueira
Motoristas enfrentam lentidão e interdições na região central de Ribeirão Preto devido às obras do Corredor de Ônibus do quadrilátero central. O principal impacto ocorre na Rua Gerônimo Gonçalves, Avenida Jerônimo Gonçalves tem quarteirão, entre as ruas José Bonifácio e Florência de Abril, onde avançam os trabalhos de construção de uma das plataformas do Terminal Evangelina Passig.
As intervenções acontecem na faixa da direita para quem segue pela Gerônimo Gonçalves no sentido Avenida Francisco Junqueira. O trânsito não está totalmente interditado, Avenida Jerônimo Gonçalves tem quarteirão, mas há redução de espaço, com maquinário pesado atuando na retirada do asfalto para reconstrução do pavimento. A previsão é que essa etapa seja concluída ainda neste mês, quando está prevista a entrega do corredor.
Principais pontos de interdição e lentidão
Além do trecho citado, há interdições na Rua Florência de Abril, que está bloqueada desde a Visconde de Inhaúma, na altura da Catedral Metropolitana, até a própria Gerônimo Gonçalves. Também estão interditadas esquinas nas ruas Saudanha Marinho e Amador Bueno, onde ocorrem trabalhos semelhantes de retirada de asfalto e tubulações.
As obras envolvem a remoção de tubulações de concreto ligadas às bocas de lobo e encanamentos da Secretaria de Água e Esgoto (Saerpe). Os desvios já estão sinalizados no local, mas os motoristas devem redobrar a atenção, pois a previsão é que as interdições durem entre três e quatro dias.
Áreas afetadas e alternativas para o trânsito: O trânsito intenso é registrado na Rua São Sebastião, principalmente no trecho entre a Rua Comandante Marcondo Salgado e a altura da Gerônimo Gonçalves. Motoristas que trafegam pela Gerônimo Gonçalves em direção ao bairro também enfrentam lentidão.
Para quem vem da região da Caramuru, da Alameda Botafogo e descendo da Vila Tibério, a recomendação é atenção redobrada devido aos bloqueios e desvios. Algumas vias que cruzam a Florência de Abril, como Américo Brasiliense, Prudente de Moraes e São Sebastião, estão com trânsito livre, assim como ruas menores como Atibiriassá e Álvares Cabral.
Impacto e previsão para a conclusão das obras
As obras do Corredor de Ônibus do quadrilátero central estão concentradas na reta final, com intervenções que visam fortalecer o pavimento para melhorar o fluxo de ônibus e veículos na região central. O prazo para entrega do corredor é ainda neste mês, quando a expectativa é que o trânsito na área seja normalizado.
Informações adicionais
O Corredor de Ônibus do quadrilátero central é uma obra estratégica para a mobilidade urbana de Ribeirão Preto, buscando agilizar o transporte coletivo e reduzir o tempo de deslocamento na região central. Durante o período de obras, os motoristas devem seguir as sinalizações e planejar rotas alternativas para evitar maiores transtornos.



