Acidente ocorreu em uma fazenda entre Guaíra e Miguelópolis; Josias Pereira Lemes, de 52 anos, o piloto, morreu com o impacto
Um avião agrícola caiu na manhã desta sexta-feira em uma fazenda localizada entre Guaira e Miguelópolis, Avião agrícola teria caído após bater, no interior de São Paulo. O piloto, Josias Pereira Lames, de 52 anos, natural de Anápolis (GO), morreu no local do acidente.
Josias trabalhava na região há cerca de um mês e estava realizando um serviço de pulverização quando a aeronave, modelo Ipanema com prefixo PT-UUL, bateu em um fio de alta tensão de uma torre de transmissão e caiu. A aeronave estava com situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Equipes do Corpo de Bombeiros de Guaira e pessoas que passavam pela região tentaram socorrer o piloto, mas ele já estava sem vida. O Grupo Precisão, responsável pelo avião, manifestou pesar pela morte do piloto e destacou sua experiência e o respeito dos colegas.
Leia também
Contexto e histórico de acidentes: Este é o segundo acidente com avião agrícola envolvendo pilotos da região de Ribeirão Preto em 2024. Em janeiro, um outro acidente ocorreu em Uberaba (MG), quando o piloto Walter Luiz Nicolielo Junior, de 48 anos, também morreu durante uma pulverização.
Análise técnica preliminar: Um professor de engenharia aeronáutica da USP São Carlos analisou imagens do acidente e apontou possíveis causas, como colisão com fios de alta tensão, falha estrutural devido à corrosão na asa do modelo Ipanema, ou perda de controle durante manobra conhecida como curva do balão, que pode causar estol aerodinâmico.
Riscos da aviação agrícola: O professor destacou que a aviação agrícola envolve riscos muito maiores que a aviação comum, pois os pilotos voam a baixa altitude (cerca de 2 metros do solo) e em alta velocidade, frequentemente carregados. Apesar do risco elevado, essa atividade é considerada aceitável em áreas agrícolas devido à ausência de pessoas no solo.
Informações adicionais
A causa oficial do acidente será determinada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que realizará a coleta de depoimentos e análise dos destroços. Falha de motor é considerada improvável como causa principal, pois normalmente permite pouso mesmo em situações adversas.



