144 Pessoas retidas na ilha eram passageiras da Voepass, proibida pela Anac de operar por questões de segurança.
Um grupo de 144 pessoas que estavam em Fernando de Noronha precisou ser retirado da ilha por um avião da Latam, Avião da Latam faz resgate de, após a suspensão das operações da companhia aérea Voipás pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião Airbus 319 da Latam chegou ao arquipélago às 8h50 e decolou às 11h50 para realizar o resgate dos passageiros retidos.
Suspensão das operações: A Voipás teve suas atividades suspensas pela Anac por questões de segurança. Desde então, turistas e outros passageiros ficaram retidos em Fernando de Noronha sem informações claras sobre o retorno aos seus locais de origem. A empresa operava voos comerciais para 16 destinos antes da suspensão.
Contexto e impactos: A suspensão ocorre após um desastre aéreo em Vinhedo, na região de Campinas, em 2024, que resultou na morte de 62 pessoas e agravou a crise na empresa. A Voipás anunciou recentemente uma reestruturação financeira, mas, com a suspensão, não está gerando receita e enfrenta dificuldades para manter suas atividades.
Leia também
Reputação e desafios para retomada
Segundo o professor Fábio Gomes, da Faculdade de Economia e Administração da USP em Ribeirão Preto, a suspensão afeta negativamente a reputação da Voipás, dificultando a retomada das operações. Ele destaca que a reação dos consumidores e a demanda por voos da empresa serão fatores determinantes para o futuro da companhia.
Medidas judiciais e parcerias: Nos últimos meses, a Voipás conseguiu decisões judiciais que suspenderam ações de credores e determinaram depósitos em juízo por parte da parceira Latam. Após a tragédia, a empresa encerrou voluntariamente operações em diversos destinos. Desde 2014, a Voipás mantém um acordo de codeshare com a Latam, permitindo que passageiros utilizem aeronaves da Voipás ao comprar passagens pela Latam.
Informações adicionais
A Anac informou que a suspensão tem caráter cautelar e permanecerá vigente até que a Voipás comprove a correção de não conformidades relacionadas ao sistema de gestão, conforme regulamentos aplicáveis. A agência orienta os passageiros afetados a procurarem a empresa ou a agência de viagem responsável para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.
A Voipás declarou que a suspensão causa um impacto imensurável para milhares de brasileiros e que fará todos os esforços para retomar as operações o mais breve possível. A CBN continuará acompanhando o caso, dada a importância da empresa para a aviação nacional.
44 Pessoas retidas na ilha eram passageiras da Voepass, proibida pela Anac de operar por questões de segurança.



