CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Baixo nível do Rio Grande vira motivo de preocupação em Colômbia

Pedras que antes eram cobertas pela água já podem ser avistadas por quem passa pelo local
nível Rio Grande
Pedras que antes eram cobertas pela água já podem ser avistadas por quem passa pelo local

Pedras que antes eram cobertas pela água já podem ser avistadas por quem passa pelo local

Devido à falta de chuvas nos últimos meses, o nível do Rio Grande, próximo a Colômbia, preocupa autoridades e moradores.

Queda drástica no nível do rio e impacto na geração de energia

A redução de 80 centímetros no nível do rio afetou significativamente a geração de energia na região. O reservatório de Marimbondo, abastecido pelo Rio Grande, encontra-se com apenas 28% de sua capacidade, forçando a operação em regime de emergência. A bióloga Maria Inácia do Marce Freitas afirma que a situação atual, com o aparecimento de pedras no leito do rio devido ao baixo nível da água, é uma tendência dos últimos anos.

Preocupações com o futuro do Rio Grande

A situação atual era prevista apenas para novembro, indicando uma piora contínua no nível do rio a cada ano. A falta de chuvas na cabeceira do rio é apontada como a principal causa. O Rio Grande sobrevive graças à sua junção com o Rio Pardo, que recebe o afluente Rio Modigo Açú. Porém, mesmo com essa contribuição, o nível do Rio Grande permanece baixo, com uma queda diária de 80 a 90 centímetros.

Recomendações e perspectivas

A bióloga recomenda que se evite a pesca no período de estiagem, devido ao baixo nível do rio e ao possível impacto na reprodução dos peixes. A situação atual contrasta com o ano passado, quando o nível do rio subiu seis metros. A dependência do Rio Pardo para manter o nível do Rio Grande e a seca na cabeceira do rio, que persiste há seis anos, demonstram a gravidade da situação e a necessidade de medidas para garantir a preservação do Rio Grande.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.