CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central começa a tarifar empresas que fizerem negociações financeiras com PIX

Isenção de taxa continua para pessoas físicas e MEIs; economista Adnan Jebailey comenta a decisão
Tarifação PIX empresas
Isenção de taxa continua para pessoas físicas e MEIs; economista Adnan Jebailey comenta a decisão

Isenção de taxa continua para pessoas físicas e MEIs; economista Adnan Jebailey comenta a decisão

A Caixa Econômica Federal começou a cobrar tarifas de empresas por transferências via Pix a partir de 19 de junho. Pessoas físicas e microempreendedores individuais continuam isentos.

Impacto no Mercado Financeiro e no Comércio

Para o mercado financeiro, o impacto ainda é incerto, embora outros bancos possam seguir o exemplo da Caixa. O comércio, porém, é prejudicado, pois o Pix lidera as formas de pagamento. A cobrança, inevitavelmente, recairá sobre o consumidor final, aumentando o custo dos produtos e serviços.

Opinião de Especialistas

Em entrevista à Rádio CBN Ribeirão Preto, o economista Adnan J. Balei analisou a situação. Ele destacou que a cobrança terá impacto significativo no comércio, especialmente para empresas de médio e grande porte. O economista também comentou sobre a possibilidade de intervenção do governo federal, considerando a natureza pública da Caixa Econômica Federal e a repercussão negativa da medida. A cobrança varia de acordo com o tipo de operação (transferência, compra e check-out), com taxas de até 0,89%, porém com limite máximo definido.

Reações e Possível Reversão

A decisão da Caixa gerou polêmica, inclusive no Palácio do Planalto, que pediu a suspensão da cobrança. O governo pode intervir, considerando a influência política sobre a Caixa. Embora a cobrança seja legalmente permitida desde 2020, a repercussão negativa e o fato de a Caixa ser um banco público podem levar à revogação da medida, dependendo da decisão do presidente Lula.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.