Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto
Nesta quarta-feira, foi divulgada a ata da reunião do Federal Reserve (Fed), o Banco Central Americano, revelando uma visão otimista, porém cautelosa, sobre a economia norte-americana.
Estímulo Fiscal e Crescimento Econômico
A ata indica que quase todos os membros do Fed concordam que a economia americana pode crescer mais rapidamente devido ao estímulo fiscal proposto pelo governo Trump. Embora haja um tom de cautela, a perspectiva de expansão é considerada positiva. O impacto concreto dessas propostas, porém, ainda precisa ser avaliado com mais tempo.
Cenário Econômico Positivo nos EUA
O Fed destaca uma recuperação importante e sustentável do setor imobiliário americano, aliada à melhora significativa no mercado de trabalho. A taxa de desemprego encontra-se abaixo dos níveis pré-crise de 2008. A valorização do dólar, impulsionada pelas perspectivas econômicas do novo governo, contribui para a contenção da inflação, que permanece abaixo da meta de 2% ao ano.
Leia também
Projeções do Fed e Implicações Globais
Devido ao cenário descrito, o Fed prevê aumentos moderados na taxa de juros: duas elevações de 0,25 pontos percentuais em 2017. Mesmo com esses aumentos, a taxa de juros de curto prazo permanecerá em 1,1% ao ano, e a de longo prazo em torno de 2,5%. Apesar do otimismo, o Fed demonstra cautela em relação às perspectivas expansionistas do governo Trump, que podem impactar as taxas de juros e os mercados financeiros globais no futuro.
A ata do Fed destaca um cenário econômico americano positivo, mas alerta para a necessidade de cautela diante das políticas expansionistas do novo governo. Os impactos dessas políticas ainda são incertos, mas certamente influenciarão os mercados financeiros em todo o mundo.