CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Banco Central lança ‘PIX Automático’ a partir desta quarta-feira (4)

Modalidade de pagamento promete facilitar a vida de quem faz e recebe pagamentos repetidos a cada mês
Banco Central lança ‘PIX Automático’ a
Modalidade de pagamento promete facilitar a vida de quem faz e recebe pagamentos repetidos a cada mês

Modalidade de pagamento promete facilitar a vida de quem faz e recebe pagamentos repetidos a cada mês

O Banco Central do Brasil lança nesta quarta-feira (15) em São Paulo o Pix automático, Banco Central lança ‘PIX Automático’ a, uma nova ferramenta que facilita pagamentos recorrentes mensais. A funcionalidade começa a operar oficialmente no dia 16 de junho.

Funcionamento do Pix automático: O Pix automático permite que pagamentos repetidos sejam realizados de forma automática, sem a necessidade de confirmação a cada transação, mesmo que o valor varie mensalmente. O sistema funciona de maneira semelhante ao débito automático tradicional, mas utiliza o Pix como meio de pagamento.

Diferenças em relação ao Pix recorrente

Atualmente, o Pix recorrente exige que o usuário autorize manualmente cada pagamento quando o valor muda, mesmo que seja para a mesma empresa ou pessoa. Com o Pix automático, a autorização é feita uma única vez, e os pagamentos são processados automaticamente na data combinada, sem necessidade de novas confirmações.

Aplicações e benefícios: O Pix automático pode ser usado para mensalidades escolares, faculdades, academias, planos de saúde, condomínios, serviços de streaming, clubes e portais de notícias. O Banco Central destaca que a modalidade não exige convênio entre empresas e bancos, não possui taxas como boletos e é mais rápida. Além disso, espera-se que o Pix automático reduza custos e ajude a diminuir a inadimplência.

Implementação e lançamento: Embora alguns bancos já tenham implementado o Pix automático, o lançamento oficial será realizado amanhã, com início das operações no dia 16 de junho.

Informações adicionais

O Banco Central ainda não divulgou detalhes sobre quais instituições financeiras estarão integradas ao sistema no lançamento nem sobre eventuais limites para os pagamentos automáticos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.