Mudança começa a valer a partir desta terça-feira (27); novidade vai atender quem usa número do CPF como chave PIX
O Banco Central passou a oferecer a partir de hoje um pedido automático de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras, Banco Central oferece pedido automático para, como bancos, consórcios e cooperativas. Até então, era necessário consultar mensalmente o site do Banco Central para verificar a existência desses valores.
Com a nova funcionalidade, o cidadão faz o pedido de resgate uma única vez e, caso haja novos valores esquecidos no futuro, a devolução será automática, sem necessidade de nova solicitação ou envio de mensagens. O dinheiro será creditado diretamente na conta do usuário.
Quem pode usar o serviço
A solicitação automática é válida apenas para pessoas físicas que utilizam o CPF como chave Pix. Quem ainda não possui uma chave Pix pode registrá-la junto ao seu banco. A adesão ao novo sistema não é obrigatória, e quem desejar utilizá-lo deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br para fazer a consulta e o pedido.
Leia também
Requisitos para acesso: Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta gov.br com nível de segurança ouro ou prata, além da verificação em duas etapas. O Banco Central alerta que o serviço é gratuito, realizado pela internet e sem intermediários, recomendando cautela para evitar golpes.
Valores e estatísticas: Atualmente, 42 milhões de pessoas físicas possuem dinheiro parado em instituições financeiras, totalizando quase 7 bilhões de reais. Desde o início da devolução em 2022, cerca de 27 milhões de pessoas já receberam aproximadamente 7,4 bilhões de reais. A maioria (62%) tem valores pequenos para receber, até 10 reais, enquanto 2% possuem mais de mil reais esquecidos, o que representa quase 1 milhão de pessoas.
Informações adicionais
Em casos de bancos que não aderiram à devolução pelo Pix, a solicitação de resgate continuará sendo manual. O Banco Central reforça que o novo sistema visa facilitar o acesso e a recuperação desses valores pelo público.



