CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco de Leite de Ribeirão Preto está com estoque baixo

Cerca de 40 bebês são amamentados diariamente nas unidades neonatais da cidade
Banco de Leite Ribeirão Preto
Cerca de 40 bebês são amamentados diariamente nas unidades neonatais da cidade

Cerca de 40 bebês são amamentados diariamente nas unidades neonatais da cidade

O frio e as festas de fim de ano causaram uma redução significativa no número de doadoras de leite no Banco de Leite de Ribeirão Preto, deixando o estoque abaixo do ideal e acendendo um sinal de alerta.

Menos doações, mais bebês necessitados

A diretora técnica de saúde do Hospital das Clínicas, Larissa Garcia Alves, explica que o Banco de Leite atende em média 40 bebês por dia, internados na unidade neonatal. A necessidade é ainda maior para bebês prematuros e de baixo peso, que dependem do leite materno para o crescimento e desenvolvimento saudável, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Importância do leite materno e mitos sobre a doação

O leite materno é apontado pela OMS como o alimento ideal para os bebês até os seis meses de vida, oferecendo nutrientes essenciais. Apesar disso, muitas mães ainda desconhecem a possibilidade de doação ou temem que a doação interfira na amamentação. Larissa ressalta que, ao contrário do que se pensa, quanto mais a mãe ordenha, mais leite ela produz.

Como doar leite materno

A coleta do leite materno é feita em casa pela própria mãe. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite de Ribeirão Preto pelo telefone (36) 108-686 ou procurar a unidade na Avenida Santa Luzia, 386. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A iniciativa reforça a importância da solidariedade e da conscientização sobre os benefícios do leite materno para a saúde dos recém-nascidos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.