Cerca de 40 bebês são amamentados diariamente nas unidades neonatais da cidade
O frio e as festas de fim de ano causaram uma redução significativa no número de doadoras de leite no Banco de Leite de Ribeirão Preto, deixando o estoque abaixo do ideal e acendendo um sinal de alerta.
Menos doações, mais bebês necessitados
A diretora técnica de saúde do Hospital das Clínicas, Larissa Garcia Alves, explica que o Banco de Leite atende em média 40 bebês por dia, internados na unidade neonatal. A necessidade é ainda maior para bebês prematuros e de baixo peso, que dependem do leite materno para o crescimento e desenvolvimento saudável, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Importância do leite materno e mitos sobre a doação
O leite materno é apontado pela OMS como o alimento ideal para os bebês até os seis meses de vida, oferecendo nutrientes essenciais. Apesar disso, muitas mães ainda desconhecem a possibilidade de doação ou temem que a doação interfira na amamentação. Larissa ressalta que, ao contrário do que se pensa, quanto mais a mãe ordenha, mais leite ela produz.
Leia também
Como doar leite materno
A coleta do leite materno é feita em casa pela própria mãe. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite de Ribeirão Preto pelo telefone (36) 108-686 ou procurar a unidade na Avenida Santa Luzia, 386. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A iniciativa reforça a importância da solidariedade e da conscientização sobre os benefícios do leite materno para a saúde dos recém-nascidos.



