Com a pandemia o número de doações caiu e o estoque de bolsa diminuiu 50%
Em entrevista exclusiva, Renata Ribas, do Banco de Sangue de Ribeirão Preto, alerta para a baixa nos estoques de sangue na cidade. Devido à pandemia, o número de doações caiu drasticamente, chegando a 50% abaixo do ideal.
Baixa nos estoques e tipos sanguíneos mais procurados
A situação é crítica, e todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. No entanto, há uma demanda maior por Rh negativos (O-, A-, B-, AB-). A campanha de doação segue até às 18h do feriado, oferecendo a oportunidade de ajudar quem precisa.
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, é necessário ter mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e atender a alguns requisitos: quem fez procedimentos como piercing ou tatuagem deve esperar um ano; para endoscopia, seis meses; e para quem teve sintomas de gripe ou resfriado, 30 dias. Pessoas que tiveram Covid-19 ou tiveram contato com infectados também devem aguardar 30 dias. Casos suspeitos de Covid-19 precisam esperar 14 dias para doação.
Leia também
Cuidados e incentivo à doação
O Banco de Sangue de Ribeirão Preto reforça que todos os protocolos de segurança e higiene estão sendo seguidos para garantir a saúde dos doadores. O local oferece álcool em gel, máscaras personalizadas e trabalha com colaboradores saudáveis. Para aqueles que não podem doar, a sugestão é conscientizar amigos e familiares sobre a importância da doação. O Banco de Sangue fica na Rua Quintino Bocayuva, 895, na Vila Seixas, e funciona até às 18h no feriado.


