Mês de julho é historicamente o de maior baixa nos estoques; tempo frio ‘espanta’ os doadores
Baixos estoques de sangue em Ribeirão Preto
O inverno rigoroso e a pandemia de Covid-19 têm impactado significativamente os estoques de sangue em Ribeirão Preto. De acordo com informações recentes, os bancos de sangue da região estão com níveis abaixo do esperado, gerando preocupação entre as autoridades de saúde.
Campanha de doação de sangue
Para combater a escassez, uma campanha de conscientização foi lançada para incentivar a doação de sangue. A iniciativa visa aumentar o número de doadores e reforçar a importância da solidariedade nesse período crítico. A campanha destaca a necessidade de doações regulares, principalmente durante o inverno, quando as doenças respiratórias são mais comuns e as pessoas tendem a ficar mais em casa.
Requisitos e informações importantes
Para doar sangue, é necessário atender a alguns pré-requisitos, como idade (entre 16 e 69 anos, com restrições para menores de idade), e condições de saúde. Quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias do fim da quarentena. Já os vacinados contra a doença, precisam aguardar um período que varia de acordo com a vacina (2 dias para Coronavac e 7 dias para as demais). Para aqueles que tomaram a vacina contra a gripe, a espera é de 2 dias. O banco de sangue disponibiliza o telefone 3977-5900 para tirar dúvidas sobre os pré-requisitos e o processo de doação. Todas as medidas de segurança contra a Covid-19 estão sendo adotadas, inclusive o local possui o selo Covid-free.
Leia também
Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. O site emocentro.fmrp.usp.br permite monitorar os estoques de sangue de Ribeirão Preto e região. Agende sua doação ou tire suas dúvidas pelo telefone 3977-5900.



