Com a pandemia do novo coronavírus, estoques tiveram queda; doadores precisam estar saudáveis e pesar acima dos 50 kg
O Banco de Sangue de Sertãozinho, região de Ribeirão Preto, está com baixa em seus estoques e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos. A diretora, Dra. Rita de Cássia Paca, explica que a pandemia afetou significativamente as doações.
A Crise de Doações
Devido às medidas de isolamento e quarentena, muitas pessoas que desejavam doar não puderam, seja por estarem doentes ou terem familiares em situação semelhante. Isso resultou em uma queda significativa no número de doações, situação que o Banco de Sangue espera reverter em atrássto.
Quem Pode Doar?
Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas o banco de sangue reforça a necessidade de sangue negativo, mais raro. Para doar, é preciso estar saudável e sem sintomas gripais, especialmente de Covid-19. Doadores devem aguardar 30 dias após o término de sintomas gripais. A idade mínima é de 18 anos (16 a 17 anos com autorização dos pais ou responsáveis). O limite máximo é 69 anos.
Leia também
Incentivo às Doações: Projeto Sol
Para incentivar as doações, o Banco de Sangue mantém o projeto “Sol”, que distribui alimentos e materiais de higiene para instituições de caridade a cada doação recebida. Em julho, foram doados 477 litros de produtos de higiene para três instituições de Sertãozinho. O Banco de Sangue fica na Rua Epitácio Pessoa, nº 1401, Centro de Sertãozinho, e funciona de segunda a sábado, das 7h ao meio-dia.
Com a retomada das atividades e o apelo da diretora, espera-se que a população colabore para normalizar os estoques de sangue e garantir o atendimento adequado aos pacientes que necessitam.


