BNDES reabriu as contratações de novas linhas de créditos com autorização da Secretaria do Tesouro Nacional; ouça mais!
Governo federal libera novos créditos para o agro
Crédito rural reaberto
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabriu as contratações de novas linhas de créditos dos programas agropecuários do governo federal. A liberação, autorizada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Economia, contemplará as agriculturas familiar e empresarial.
Valores e programas contemplados
O BNDES prevê liberar R$ 1,9 bilhão para produtores rurais, divididos entre sete iniciativas: ABC (agricultura de baixo carbono), Nova Agro (inovações tecnológicas), Moderagro (modernização), Cap e Agro (capital de giro), Pronamp (médio produtor), Irriga (irrigação) e Pronaf (agricultura familiar).
Histórico e impacto
Em fevereiro de 2024, o BNDES suspendeu novos pedidos de financiamento para o crédito rural. Em abril, a suspensão foi prorrogada até junho. Mesmo assim, o banco continuou disponibilizando crédito por meio de outras soluções. Até o momento, foram liberados R$ 16,6 bilhões para quase 66 mil agricultores. O Plano Safra, criado em 2003, visa garantir crédito para investimentos e custeio da produção, além de oferecer assistência técnica e extensão rural, crédito seguro, garantia de preços e apoio à comercialização.
A reabertura do crédito rural representa um importante suporte ao setor agropecuário, contribuindo para a produção e o desenvolvimento do campo.