CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandido se passa por titular da Fiocruz para tentar aplicar golpe

Criminoso envia mensagens informando sobre instituição que assessora Rodrigo Stabeli; intuito é hackear dados da vítima
golpe da Fiocruz
Criminoso envia mensagens informando sobre instituição que assessora Rodrigo Stabeli; intuito é hackear dados da vítima

Criminoso envia mensagens informando sobre instituição que assessora Rodrigo Stabeli; intuito é hackear dados da vítima

Golpe utiliza nome de médico da Fiocruz para roubar dados

Médico alerta sobre fraude

O médico Rodrigo Stabili, da Fiocruz, professor de medicina e colunista da CBN, alertou sobre um golpe que utiliza seu nome e sua visibilidade para enganar pessoas. Criminosos estão enviando mensagens em nome do médico, oferecendo acesso a uma suposta instituição que o assessora. O objetivo é roubar dados pessoais e acessar celulares das vítimas.

Como funciona o golpe

Os golpistas se fazem passar por assessores do Dr. Stabili, oferecendo ajuda promocional a casas de caridade. As mensagens direcionam as vítimas para números e links suspeitos, com o intuito de obter acesso aos seus dados e celulares. O médico afirma que não está envolvido em nenhuma ação promocional desse tipo.

Recomendações de segurança

O Dr. Stabili recomenda que, ao receber mensagens em seu nome, as pessoas as excluam imediatamente e não acessem nenhum código ou link suspeito. A recomendação se estende a qualquer mensagem de remetente desconhecido, mesmo que seja de alguém do círculo de contatos, pois celulares podem ser infectados e usados por criminosos. A orientação é nunca compartilhar dados pessoais ou clicar em links desconhecidos.

As autoridades estão investigando o caso. A população deve ficar atenta a esse tipo de golpe virtual, cujos prejuízos podem ser significativos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.