Em junho foram 1.006 registros de boletins de ocorrência de furto deste tipo, representando um aumento significativo a 2021
Mais um furto de fios foi registrado em Ribeirão Preto. Na madrugada de segunda-feira, uma oficina mecânica na Avenida Dom Pedro, zona norte da cidade, foi alvo de criminosos que levaram cerca de 30 metros de fiação elétrica.
Furto na Oficina Mecânica
Imagens de câmeras de segurança registraram a ação dos bandidos. As imagens mostram dois indivíduos: um mexendo na fiação enquanto o outro vigiava a avenida. Durante o furto, algumas luzes da oficina apagaram. Após o crime, os ladrões fugiram com o material roubado. O furto deixou o salão principal da mecânica sem energia, prejudicando o atendimento e gerando ainda mais prejuízos aos proprietários. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas até o momento ninguém foi preso.
Aumento de Furtos em Ribeirão Preto
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, os casos de furto em Ribeirão Preto aumentaram significativamente em junho de 2023. Foram registrados 1.006 boletins de ocorrência, um aumento de quase 50% em comparação com os 679 registros de maio. Esse é o maior número registrado nos últimos quatro anos, superado apenas por dezembro de 2018 (1.063 ocorrências). Roubos também registraram aumento, passando de 197 casos em maio para 230 em junho.
Leia também
Ações da Secretaria de Segurança Pública
Apesar do aumento recente, a Secretaria de Segurança Pública afirma que houve queda de 11% nos furtos e 25% nos roubos no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia). A secretaria destaca a intensificação do patrulhamento por meio da Operação Sufoco, que já resultou na detenção de mais de 9 mil pessoas em todo o estado. A SSP reforça a importância do registro de ocorrências e da denúncia de atividades suspeitas através do número 190, para auxiliar no combate à criminalidade.
O registro do furto na oficina mecânica, através das imagens das câmeras de segurança, contribui para as investigações policiais e demonstra a necessidade de ações contínuas para reduzir a criminalidade na cidade.



