Dados foram levantados pelo ACidade ON e são referentes aos últimos 14 dias; ouça o ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
Segundo dados do Plano São Paulo, Barretos e Franca lideram o ranking de mortes por Covid-19 na região, com taxas de 13,9 e 11,5 a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, respectivamente. Apesar de Barretos estar na fase laranja e Franca na fase vermelha, ambas as cidades demonstram um cenário preocupante.
Mortes por Covid-19 em alta em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto também apresenta um aumento significativo na taxa de mortes, chegando a 9,8. Em comparação, em 29 de janeiro, a taxa era de 7,4, e em 5 de fevereiro, 9,3. Essa escalada demonstra a necessidade de atenção e medidas preventivas na região.
Classificação do Plano São Paulo e projeções
A ocupação de UTIs na região de Ribeirão Preto está um pouco abaixo de 75%, mantendo a região na fase laranja, mesmo com o aumento das mortes. No entanto, Barretos, com sua alta taxa de mortalidade, corre maior risco de retrocesso para a fase vermelha. A situação em Franca também é complexa, com alta taxa de mortes e problemas de ocupação de leitos.
Leia também
Perspectivas futuras
Embora os dados atuais indiquem que Ribeirão Preto permaneceria na fase laranja caso houvesse uma reclassificação imediata, a situação é dinâmica. O governo do Estado realiza reclassificações semanais, podendo alterar indicadores e regras, o que exige monitoramento constante da situação epidemiológica.