Vítimas tiveram a doença em fevereiro e março; cidade já registrou 4.136 casos e enfrenta epidemia
A região de Ribeirão Preto enfrenta um surto de dengue, com Barretos sendo um dos municípios mais afetados. Segundo dados recentes, há 6.126 notificações, 4.136 casos confirmados e 1.953 negativos na cidade, além de dois óbitos confirmados e três casos sob investigação.
Situação crítica em Barretos
A epidemia em Barretos se intensificou desde o final de 2023, afetando centenas de cidades paulistas e outros estados brasileiros. O secretário municipal de saúde, Alexander Safi Franco, atribui a gravidade da situação à virulência do vírus tipo 2, que afeta uma população com baixa imunidade prévia.
Ações da prefeitura no combate à dengue
Para combater a epidemia, a prefeitura de Barretos tem intensificado ações como visitas domiciliares para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de campanhas de conscientização e mobilização social. Apesar da nebulização ser uma ferramenta utilizada, o foco principal está no trabalho casa a casa. A prefeitura também recebeu apoio do Estado de São Paulo com equipamentos para auxiliar no combate ao mosquito.
Leia também
Desafios e perspectivas
Apesar dos esforços, a falta de Malathion, um veneno essencial para o combate à dengue, tem dificultado as ações. A redução de casos é percebida, mas a situação permanece desafiadora. O trabalho continua intenso, com ações noturnas e de fim de semana, para reduzir os focos do mosquito e controlar a epidemia.



