CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Barretos decreta situação de emergência devido a falta de água

Situação não é novidade na cidade, que decretou emergência no ano passado e em 2014; moradores buscam alternativas para ter água
falta de água
Situação não é novidade na cidade, que decretou emergência no ano passado e em 2014; moradores buscam alternativas para ter água

Situação não é novidade na cidade, que decretou emergência no ano passado e em 2014; moradores buscam alternativas para ter água

Barrettos decreta situação de emergência devido à escassez de água

Água: um recurso cada vez mais escasso

A cidade de Barrettos enfrenta uma grave crise hídrica, decretando situação de emergência devido à estiagem prolongada e à falta de água potável. A medida, divulgada na segunda-feira, visa amenizar os impactos da escassez sobre a população.

Histórico de problemas e medidas tomadas

Os problemas com o abastecimento de água em Barrettos durante períodos de estiagem são recorrentes. Em 2014, a prefeitura já havia decretado situação de emergência e implementado racionamento, com multas de R$ 264 por desperdício. Em 2022, o valor da multa subiu para R$ 1.500, e seis pessoas já foram penalizadas este ano, embora a medida não tenha se mostrado suficiente para conscientizar a população sobre o uso racional da água.

Ações da prefeitura e o apelo à população

O superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Barrettos, Marcelo Borges, explica que o decreto visa aumentar os locais de captação de água, explorando recursos como lagos atualmente não utilizados. A prefeitura busca soluções tecnológicas para tratamento e bombeamento de água desses locais, aumentando assim o volume disponível para o município. A situação, no entanto, exige a colaboração de todos. Dona Lourdes da Silva, moradora do bairro Zéquinha Mendonça, relata as dificuldades em seu dia a dia, adotando medidas rigorosas de economia de água. Sandra, moradora do bairro Barretos 2, região mais afetada, descreve a rotina de ter que “correr” atrás da água, que chega em horários incertos e por curtos períodos. Borges reforça o apelo à conscientização, alertando para a necessidade de economia em tarefas cotidianas como banho, escovação dos dentes e lavagem das mãos, para garantir o abastecimento mínimo da cidade. O objetivo é que a água produzida seja suficiente para o consumo, mas o consumo na cidade ultrapassa a média nacional, tornando a economia crucial.

A situação em Barrettos demonstra a urgência de um uso consciente da água, tanto por parte da prefeitura, buscando soluções inovadoras para o abastecimento, quanto da população, adotando medidas de economia em seu dia a dia. A colaboração de todos é fundamental para amenizar os impactos da estiagem e garantir o acesso à água para todos os moradores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.