Vídeos postados nas redes sociais e ações para captações emergenciais são formas de informar a população
Barretos e Franca enfrentam estiagem severa e lançam campanhas para economia de água.
Reaproveitamento e banhos curtos
A cidade de Barretos iniciou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da economia de água. Vídeos nas redes sociais mostram dicas como reaproveitar água da máquina de lavar roupas e de tanquinhos para limpeza, além de reduzir o tempo de banho para até cinco minutos. A iniciativa visa combater os efeitos da seca prolongada que afeta a região.
Reservatórios em níveis críticos
Em Franca, a situação é igualmente preocupante. Com baixo índice de chuvas nos últimos meses e previsão de tempo seco, os reservatórios estão em níveis críticos. A Sabesp, em resposta, instalou duas captações emergenciais no Rio Canoas e no Córrego dos Macacos para garantir o abastecimento. A vazão do Rio Canoas está 50% menor que no mesmo período do ano passado, e o manancial do Pouso Alegre opera com 60% de redução na vazão. A Sabesp também reforça a necessidade da população economizar água.
Ações conjuntas para enfrentar a crise
Em ambas as cidades, as campanhas de conscientização pedem a colaboração da população para economizar água com medidas simples como banhos mais curtos, uso de balde e vassoura em vez de mangueira, reparo de vazamentos e redução do consumo em geral. A situação reflete a realidade de muitas cidades da região que dependem de captações superficiais de água, e a colaboração de todos é fundamental para superar esse período de estiagem.



