Objetivo é saber grau de contágio do vírus no município; estudo tem início nesta quinta-feira (13)
Barretos inicia pesquisa para monitorar a transmissão da Covid-19
Teste sorológico em larga escala
A cidade de Barretos deu início a uma pesquisa de amostragem para avaliar a disseminação do novo coronavírus. Serão realizados 18 mil testes sorológicos rápidos em 40 dias, abrangendo profissionais da saúde, servidores públicos, policiais e comerciantes. O resultado, disponível em 30 minutos, é enviado por mensagem de texto.
Preocupação com os números e a importância da testagem
O secretário da saúde de Barretos, Alexander Staff Franco, expressou preocupação com os números da Covid-19 na cidade, destacando a importância da estrutura hospitalar, distanciamento social e testagem para o combate à pandemia. A escolha dos grupos prioritários para os testes considera o contato direto com a população, como no caso dos comerciantes, fornecendo uma amostragem representativa da cidade.
Leia também
Cenário atual e perspectivas
Barretos se encontra na fase laranja do plano de retomada econômica do governo paulista, com restrições de horário e capacidade reduzida no comércio. A testagem visa trazer mais segurança tanto para trabalhadores quanto para clientes. Apesar das ações implementadas, Barretos apresenta um baixo índice de distanciamento social, o que impacta nos números de internações e casos graves. A expectativa é que a pesquisa, semelhante à realizada em Ribeirão Preto, forneça dados para uma melhor compreensão da situação e auxilie no avanço para fases menos restritivas do plano de retomada econômica.
Atualmente, Barretos registra 2.675 casos positivos e 84 mortes por Covid-19. Com o mutirão de testes, a Secretaria de Saúde espera avaliar quase 30% da população, contribuindo para um controle mais efetivo da pandemia na cidade.


