Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert
A base da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Preto foi temporariamente removida do centro da cidade devido às obras de revitalização do calçadão. O superintendente da GCM, André Tavares, esclareceu os detalhes da mudança em entrevista à Rádio CBN.
Realocação da Base Central
Segundo Tavares, a remoção da base central foi inevitável devido à reforma no local. No entanto, ele enfatizou que a presença da Guarda Municipal na região central permanece garantida por meio de patrulhamento constante com viaturas e motocicletas, abrangendo o calçadão e a Praça XV.
Destino da Base e Futuras Instalações
A estrutura da base foi armazenada na Secretaria de Infraestrutura. A administração municipal está avaliando se a cabine original será reformada e reinstalada após a conclusão das obras ou se uma nova cabine será construída para o local. A previsão é que a alteração permaneça até o término da revitalização do calçadão.
Leia também
Bases Comunitárias e Capacitação
Atualmente, a GCM de Ribeirão Preto conta com diversas bases comunitárias, incluindo a sede na Vila Seixas, unidades em Bonfim Paulista, Jardim Roberto Benedetti (Bancários), Vila Tecnológica (entre Casa Grande e Jardim Alexandre Balbo) e Parque Tom Jobim (Jardim Procópio). A capacitação dos agentes continua sendo prioridade, com a retomada do curso de multiplicadores de polícia comunitária, em parceria com as GCMs de Araraquara e São José do Rio Preto.
A GCM garante que todos os agentes possuem coletes balísticos em dia e utilizam armamento adequado, como revólveres calibre 38 e pistolas semiautomáticas 380. A sindicância referente à invasão da sede da Guarda em outubro do ano passado segue em andamento. O clima na corporação é considerado estável, com diálogo constante entre o comando da GCM, sindicatos e associações, buscando uma gestão democrática e transparente.
A administração municipal segue atenta às necessidades da Guarda Civil, buscando melhorias contínuas para garantir a segurança da população.



