Serviço de água deve ser 100% normalizado apenas neste sábado (11); cidade registrou 70 focos de incêndio em dois dias
Batatais e região enfrentaram dias críticos devido a incêndios de grandes proporções. As chamas devastaram áreas urbanas e rurais, causando prejuízos significativos e afetando a vida de centenas de pessoas.
Combate aos Incêndios e Suspensão das Aulas
Equipes de bombeiros civis e da prefeitura de Batatais trabalham incansavelmente para controlar os focos de incêndio remanescentes. Somente na quinta-feira, foram registrados mais de 40 focos, somando-se aos 30 da quarta-feira. A gravidade da situação levou à suspensão das aulas em escolas públicas e particulares devido à péssima qualidade do ar. O prefeito Juninho Capiteli relatou a preocupação com a proximidade das chamas às residências, citando o Jardim Veneza como um dos bairros afetados.
Impactos na Saúde e Infraestrutura
A fumaça intensa prejudicou a visibilidade, resultando no fechamento da rodovia Cândido Portinari por oito horas. Pelo menos 10 pessoas buscaram atendimento médico na UPA com irritação ocular. A falta de chuva agrava a situação. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas fatais ou desabrigados. Os incêndios afetaram o abastecimento de água, com a queima de bombas do sistema. A prefeitura trabalha para normalizar o serviço, mas a previsão é que o abastecimento completo só seja restabelecido no dia seguinte.
Leia também
Prejuízos Ambientais e Econômicos
Além dos danos à infraestrutura e à saúde pública, os incêndios causaram prejuízos significativos à agricultura e à pecuária. Produtores de café, cana-de-açúcar, hortaliças e frutas tiveram plantações inteiras destruídas, assim como criadores que perderam animais. A Secretaria do Meio Ambiente divulgará um balanço dos prejuízos na semana seguinte. A extensão total dos danos econômicos e ambientais ainda está sendo avaliada, mas é inegável o rastro de destruição deixado pelas queimadas.



