Cidade tomou medidas restritivas por 17 dias e a melhora nos índices de saúde já começam a aparecer
Batatais, cidade paulista que adotou o isolamento inteligente com apoio do Instituto Butantan, colhe resultados positivos após 17 dias de lockdown. A principal conquista foi a eliminação da fila de espera por leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Redução de Casos e Esperas
A secretária de Saúde de Batatais, Bruna Tonetti, relatou uma redução de 38,4% na média de casos diários nos últimos cinco dias, caindo de 65 para 16 casos novos por dia. A zeragem da fila de espera por leitos de UTI, que chegou a ter 21 pacientes aguardando, é outro dado significativo. Apesar da redução, a Santa Casa de Batatais permanece com 100% de ocupação dos seus 9 leitos de UTI pelo SUS e 6 de enfermaria, com pacientes majoritariamente jovens (20 a 50 anos) devido à circulação da variante P1.
Monitoramento Inteligente e Testagem em Massa
Um programa de testagem em massa, com mais de mil pessoas testadas em 484 casas, revelou casos assintomáticos, inclusive em crianças, mostrando a importância do monitoramento. A análise completa dos dados será apresentada em reunião com o Instituto Butantan, mas resultados preliminares indicam a eficácia do isolamento de casos positivos e seus contatos para reduzir a transmissão. O uso de aplicativo e monitoramento por agentes comunitários de saúde garantem o acompanhamento dos casos identificados.
Leia também
Retomada Gradual e Medidas Preventivas
Apesar do fim do lockdown, Batatais mantém medidas restritivas para uma retomada gradual e segura. O comércio funciona apenas com serviços essenciais e delivery, com fiscalização rigorosa. A cidade mantém o fechamento de estabelecimentos em feriados para evitar aglomerações e a entrada de pessoas de outras regiões. O exemplo de Batatais, assim como o de Araraquara, demonstra a eficácia do lockdown e do isolamento inteligente no combate à pandemia.



