Com 51%, cidade ocupa terceira posição de ranking que mediu distanciamento na terça-feira (22)
Bebedouro avança no distanciamento social
Melhora em cidades do interior paulista
Bebedouro apresentou melhora significativa, atingindo 51% de distanciamento social na última terça-feira. À frente estão Ubatuba e São Sebastião. Jabotcabal também teve aumento, registrando 42%. Ribeirão Preto e Sertãozinho estão empatados com 41%, enquanto Barretos (36%) e Franca (34%) permanecem na faixa vermelha.
Alerta da Fiocruz: não é hora de relaxar
O pesquisador Rodrigo Estabe, da Fiocruz, alerta para a importância de manter os cuidados. Embora a retomada da rotina seja necessária, é fundamental redobrar a atenção em todos os ambientes, especialmente considerando a alta de casos em São Paulo. Ele destaca que a situação na capital serve como termômetro para Ribeirão Preto e região, reforçando a necessidade de medidas preventivas.
Leia também
Prevenção é essencial
Estabe recomenda o uso de álcool em gel, máscara (cobrindo nariz e boca) e o distanciamento físico (pelo menos dois metros), evitando aglomerações. Ele enfatiza que não se trata de isolamento, mas sim de distanciamento para conter o aumento de casos. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 66% e enfermarias em 61% em Ribeirão Preto, índices que não indicam controle da situação, mas sim a resposta coletiva dos hospitais para garantir atendimento.
Apesar das melhorias em algumas cidades, o crescimento diário de casos confirmados em Ribeirão Preto exige atenção e a manutenção das medidas de prevenção para evitar um aumento significativo de casos nas próximas semanas.



