CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Bebidas alcoólicas podem causar sérios problemas no coração

Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre
problemas cardíacos
Ouça a coluna 'CBN Saúde', com Fernando Nobre

Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre

Excessos são quase sempre prejudiciais à saúde, e isso inclui o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que em quantidades consideradas baixas. Embora alguns estudos indiquem benefícios moderados do consumo de vinho, por exemplo, o abuso de álcool é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, semelhante à hipertensão, tabagismo, obesidade e diabetes.

Riscos Cardiovasculares do Abuso de Álcool

Uma pesquisa recente na Califórnia, EUA, com mais de 15 milhões de participantes, revelou que 2% dos indivíduos consumiam álcool de forma abusiva. Este grupo apresentou risco pelo menos 50% maior de desenvolver arritmia, ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca em comparação com aqueles que não abusavam do álcool. A fibrilação atrial, um tipo grave de arritmia, foi uma das complicações observadas.

Impactos no Sistema Digestivo e Outras Consequências

Além dos problemas cardiovasculares, o consumo excessivo de álcool impacta negativamente o sistema digestivo, aumentando o risco de doenças hepáticas graves, como cirrose, gastrite, e câncer de esôfago e estômago. Dados do Ministério da Saúde no Brasil indicam que o consumo abusivo de bebidas destiladas (4 a 5 doses ou mais em uma única ocasião) varia de 13% a 35% em diferentes regiões do país. A pesquisa também apontou altos índices de direção sob influência do álcool, com quase 7% dos homens e uma porcentagem significativa de mulheres relatando essa prática.

Considerações Finais

Mesmo quantidades de álcool consideradas toleráveis, mas nunca recomendadas, trazem consequências legais graves, especialmente quando associadas à direção de veículos. A melhor opção para evitar riscos à saúde e problemas legais é a abstinência alcoólica, uma vez que não há evidências de que abstêmios apresentem maior risco de doenças do que aqueles que consomem álcool regularmente.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.