Sobre como proceder quando houver algum erro neste sentido, ouça as dicas de Karine Rezende na coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’
O INSS pode cancelar benefícios? A resposta é: depende. Nem sempre o cancelamento é definitivo, e muitas vezes se trata de uma suspensão temporária até que irregularidades sejam resolvidas.
Suspensão por Homônimos
O cruzamento de dados do INSS com o Ministério da Saúde pode levar à suspensão de benefícios de pessoas com o mesmo nome (homônimos). Neste caso, o INSS notifica o beneficiário para que este comprove sua identidade e que o benefício lhe pertence. Após comprovação, o benefício é reativado. É importante ressaltar que a suspensão não significa cancelamento.
Irregularidades e Revisão Anual
Além dos casos de homônimos, existem outras razões para a suspensão de benefícios. O INSS realiza revisões anuais para garantir a regularidade dos pagamentos. Erros no sistema, falta de comparecimento a perícias médicas (para benefícios por incapacidade) ou a não realização da prova de vida podem resultar na suspensão temporária do benefício. A demora na resolução dessas pendências pode ser significativa, gerando dificuldades para os segurados.
Leia também
Dificuldades e Busca por Justiça
A burocracia e a lentidão do sistema do INSS frequentemente causam transtornos aos beneficiários. A grande quantidade de processos em análise e a falta de cumprimento de prazos por parte do INSS levam muitos segurados a recorrer à justiça para solucionar seus problemas. Embora o governo esteja buscando agilizar o processo, incluindo medidas como a perícia documental e incentivos aos funcionários, a situação ainda apresenta desafios. A espera pela regularização administrativa pode ser longa, e o caminho judicial, embora necessário em muitos casos, também enfrenta dificuldades.