Nesta quarta-feira (13) um idoso morreu após complicações de um ataque de abelhas, em Ribeirão Preto
Um homem de 70 anos morreu após ser atacado por abelhas em Ribeirão Preto. Lúcio Mário Ramos Garcia foi atacado no último domingo enquanto passava perto de uma linha de trem e faleceu na madrugada de quarta-feira.
Ataque e Resgate
O idoso sofreu mais de mil picadas de abelhas. Vizinhos tentaram ajudá-lo com cobertores e água, mas também foram atacados. Bombeiros com roupas de proteção controlaram a situação e removeram a vítima. A esposa de Lúcio, Sandra Maria Ferreira, relatou que ele havia saído para comprar ovos quando ocorreu o ataque. A quantidade de abelhas que saíram de suas roupas após o resgate chamou a atenção.
Causas e Prevenção
De acordo com o biólogo Fábio Santos Nascimento, da USP de Ribeirão Preto, ataques como este são cada vez mais frequentes devido ao desequilíbrio ambiental e à falta de áreas verdes. Ele destaca a necessidade de reflorestamento urbano para minimizar esses acidentes. Médicos orientam que, em caso de ataque, a vítima seja afastada do enxame e que se chame imediatamente uma ambulância ou os bombeiros. A limpeza do local com água e sabão também é recomendada. Em situações menos graves, apicultores podem ser chamados para remover a colmeia. Neste caso, infelizmente, a ajuda chegou tarde demais.
Leia também
Consequências e Reflexões
Moradores relataram que a colmeia causava problemas na região havia algum tempo e que a prefeitura e os bombeiros já haviam sido acionados. As fortes chuvas recentes podem ter contribuído para o comportamento agressivo das abelhas. O incidente destaca os perigos do desmatamento e das mudanças climáticas, que aumentam o contato entre humanos e animais silvestres. A solidariedade e os sentimentos são expressos à família do Sr. Lúcio.



