Dados serão incorporados ao cadastro da Justiça Eleitoral; quem ainda não coletou as digitais pode agendar atendimento
Nas eleições de 2024 no estado de São Paulo, Biometrias fornecidas por órgãos parceiros permitiu, aproximadamente 2,5 milhões de eleitores que não haviam coletado a biometria em cartórios da Justiça Eleitoral conseguiram votar utilizando as impressões digitais.
Esse número representa 94,28% de aproveitamento dos dados biométricos fornecidos à Justiça Eleitoral por meio de um acordo de cooperação com outros órgãos públicos. Os eleitores puderam comparecer para votar apresentando outros documentos oficiais, como carteira de identidade e carteira de motorista.
Funcionamento da biometria nas eleições
O uso da biometria nas eleições é um recurso que aumenta a segurança do processo, impedindo que uma pessoa vote no lugar de outra. A coleta da biometria é realizada nos cartórios eleitorais, que devem estar funcionando presencialmente para oferecer esse serviço.
Leia também
Recomendações para eleitores: Embora a próxima eleição esteja prevista para 2026, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que ainda não fizeram a coleta da biometria iniciem o processo o quanto antes para evitar contratempos futuros.
Informações adicionais
O funcionamento dos cartórios com todos os serviços presenciais é fundamental para garantir a coleta da biometria e a segurança do voto nas próximas eleições.



