‘Importada’ do comércio norte-americano, data em que grandes descontos são prometidos gerou novas queixas
A Black Friday, tradicionalmente conhecida por suas ofertas e descontos, nem sempre entrega o que promete. Danilo Mello, um assistente financeiro, quase foi vítima de um golpe ao tentar aproveitar uma promoção online que não correspondia ao desconto anunciado. O caso de Danilo é um dos poucos registrados no Procon de Ribeirão Preto, indicando que a cidade teve uma Black Friday relativamente tranquila, segundo o gerente do órgão, Paulo Gardi.
Poucas Reclamações Registradas
De acordo com Paulo Gardi, o Procon de Ribeirão Preto registrou poucas queixas em comparação com o volume de transações realizadas durante a Black Friday. Foram abertos dois processos contra fornecedores por descumprimento de oferta, quatro denúncias relacionadas a sites que não honraram as promoções divulgadas e 12 lojas físicas foram fiscalizadas, sem que fossem encontradas irregularidades aparentes.
Direitos do Consumidor e Ações do Procon
Gardi enfatizou que os fornecedores são obrigados a cumprir as ofertas anunciadas, seja em folhetos, sites ou outros meios de comunicação. Nos casos em que o preço ou as condições de venda não correspondem ao que foi divulgado, o consumidor tem o direito de exigir o cumprimento da oferta. O Procon atua para garantir que esses direitos sejam respeitados.
Como Registrar uma Queixa
Consumidores que se sentiram lesados durante a Black Friday e ainda não registraram suas queixas podem entrar em contato com o Procon de Ribeirão Preto através do site do órgão ou pelo telefone 135.
Apesar de incidentes isolados, a Black Friday em Ribeirão Preto transcorreu de forma relativamente calma, com o Procon atuando para proteger os direitos dos consumidores.



