CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

BNDES anuncia nova linha de crédito para fomento da agricultura familiar

Lançamento tem foco em ajudar os pequenos e médios produtores no acesso a equipamentos que auxiliam na produção
BNDES anuncia nova linha de crédito
Lançamento tem foco em ajudar os pequenos e médios produtores no acesso a equipamentos que auxiliam na produção

Lançamento tem foco em ajudar os pequenos e médios produtores no acesso a equipamentos que auxiliam na produção

Durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto até 3 de maio, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou uma nova linha de crédito para o setor agropecuário. A expectativa é que o aporte do próprio banco ao setor possa chegar a até 10 bilhões em 2024. No evento, o governo federal e empresas de equipamentos agrícolas reforçaram o foco em soluções para pequenos e médios produtores.

Linha de crédito e o panorama do setor

O anúncio do BNDES ocorre em um momento de busca por maior eficiência produtiva. Autoridades e expositores da feira destacaram que, diante do aumento de custos e da compressão de margens, novas linhas de crédito são vistas como um mecanismo importante para viabilizar investimentos em tecnologia por parte da agricultura familiar e de produtores de menor porte.

Equipamentos voltados à agricultura familiar

Entre as novidades apresentadas na Agrishow está o equipamento Virtemix 35 auto carregável, lançado oficialmente por uma empresa de soluções tecnológicas para pecuária que completa 60 anos no mercado. Trata-se de um misturador de ração total com uma freza auto carregável que se acopla ao silo e realiza o carregamento automaticamente.

Segundo Jacqueline Casale, diretora comercial da empresa e parceira do programa Mais Alimentos, o equipamento facilita o trabalho do pequeno produtor que, muitas vezes, ainda alimenta o rebanho manualmente. Em propriedades leiteiras, a adoção do misturador pode elevar a produção de leite entre 10% e 12% já no primeiro mês, além de melhorar componentes como gorduras, proteínas e sólidos. Para gado de corte, a tecnologia também contribui para ganho de produtividade e maior qualidade da carne, com redução no ciclo de engorda, embora o retorno seja percebido em prazo mais longo.

O papel do produtor familiar

Jacqueline ressaltou a importância do pequeno produtor para o agronegócio brasileiro. Ela afirmou que a agricultura familiar tem grande representatividade na produção nacional e no fornecimento de alimentos para mercados interno e externo. ”Não dá para pensar nesse público sem tecnologia”, disse, destacando que a adoção de soluções tecnológicas é essencial para melhorar produtividade e qualidade do produto final, permitindo aos agricultores familiares enfrentar custos elevados e margens menores.

Ao combinar linhas de crédito e equipamentos adaptados às necessidades de propriedades de menor escala, expositores e autoridades apostam em uma estratégia que busca fortalecer a agricultura familiar e aumentar a eficiência do setor como um todo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.