CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boletim epidemiológico aponta mais 324 infectados e 13 mortes por Covid-19 em Ribeirão

No total a cidade já registra 15.060 diagnósticos e 416 óbitos por complicações da doença
Covid-19 Ribeirão
No total a cidade já registra 15.060 diagnósticos e 416 óbitos por complicações da doença

No total a cidade já registra 15.060 diagnósticos e 416 óbitos por complicações da doença

Ribeirão Preto registra mais de 15 mil casos de Covid-19

Números da pandemia em Ribeirão Preto

Nesta terça-feira, Ribeirão Preto ultrapassou a marca de 15 mil casos confirmados de Covid-19, com 324 novos registros nas últimas 24 horas. Infelizmente, foram registradas mais 13 mortes, elevando o total de óbitos para 416. A letalidade da doença na cidade é de 2,8%, com uma taxa de mortalidade de 59 pessoas para cada 100 mil habitantes. Apesar dos números, o secretário de Saúde, Sandro Scarpellini, destacou que a letalidade de Ribeirão Preto permanece menor que a de outras cidades do estado, do Brasil e do mundo.

Ocupação hospitalar e mudança de fase

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 em Ribeirão Preto está em torno de 70%, enquanto a ocupação de enfermarias é de 60%. Essa redução na ocupação de leitos, não vista há muito tempo, alimenta a expectativa de que a cidade avance da fase vermelha para a fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização na próxima sexta-feira. A mudança de fase dependerá da aprovação do governo estadual, que levará em consideração a taxa de ocupação de leitos de UTI, entre outros indicadores.

Expectativas e recomendações

A prefeitura de Ribeirão Preto planeja a reabertura do comércio caso a cidade avance para a fase amarela. Entretanto, o governo do estado vetou a reabertura para o sábado, adiando para segunda-feira, caso a mudança de fase seja confirmada. A preocupação com a retomada das atividades econômicas está atrelada à necessidade de conscientização da população e dos comerciantes para evitar aglomerações e um novo aumento no número de casos. A experiência da fase laranja mostrou que a restrição de horários para o funcionamento do comércio levou à superlotação, o que reforça a importância de um plano bem estruturado para a reabertura, possivelmente com horários estendidos para evitar aglomerações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.